domingo, 3 de julho de 2011

Custo versus Valor

Quanto custa sair com a família ou com os amigos para jantar fora?
Quanto custa para deixar a casa mais bonita e aconchegante? 
Quanto custa para matar a sede, afastar o frio ou amenizar o calor?
Quanto custa fazer a viajem dos sonhos?
Quanto custa um carro novo?
Infelizmente, aprendemos a sujeitar todas as coisas na vida a um determinado custo. E não, não estamos preocupados com tudo aquilo que queremos ser ou sentir, mas puramente em ter. E todos os desejos acabam por ser limitados por uma única e incisiva pergunta: QUANTO CUSTA?

O fato é que a conquista de bens materiais torna-se unicamente o sentido de nossas vidas. Evita-se jantar fora para guardar dinheiro para outra coisa, jamais se pensa em fazer uma viagem sem antes ter comprado um carro, opta-se em não comprar um alimento de qualidade por custar "caro", passa-se sede para não comprar uma bebida que está com preço alto demais, sem considerar qual o VALOR que determinado bem pode representar e tudo aquilo que se pode obter no plano sentimental.

O dinheiro pode comprar belos carros
O dinheiro pode comprar belas casas
O dinheiro pode comprar belas roupas

Mas NUNCA comprará boas amizades, sentimentos indescritíveis, diversões verdadeiras. Nunca conseguirá  financiar os bons e raros momentos de felicidade nem tampouco nos levará a viver amorosamente. Por isso, nunca hesite quando fizer um investimento para seu coração. Se preferir abrir mão de um fim de semana divertido para guardar dinheiro ou guardar para comprar algo "mais importante", tome muito cuidado com aquilo que consideras de valor.  NADA é mais importante que sua felicidade, e na vida nada terá valido a pensa se tiveres passado por aqui unicamente para armazenar e adquirir bens materiais sem sequer ter vivido bons momentos e sem ter adquirido boas experiências. Haverão grandes momentos que precisarão de investimentos sim, mas nunca atenha sua visão somente á despesa em dinheiro. Pense que certas coisas tem um valor tão grande que jamais poderão ser calculadas em reais. Jamais critique quem prefere passar dez dias viajando gastando o mesmo que gastaria para comprar um carro, pois o carro ficará aqui quando a pessoa partir. Mas o que ela viveu nesses dez dias ficará nela para sempre. E também é preciso salientar que há muitas coisas de valor incalculável que não tem uma etiqueta com o custo. Um abraço, por exemplo.
Por isso, viva sua vida buscando adquirir valores para sua vida, e não se abstenha somente ao preço. Somos criaturas que pensam e que sentem, e se abster aos bens materiais é dar um passo para trás em nossa evolução e se aproximar de um tipo de ser completamente irracional e insensato.

Um comentário:

  1. Como é bom ser considerada louca, mas poder ser feliz quando eu bem entender!! Laláa

    ps: o engraçado ali em cima fui eu que cliquei sem querer!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Arquivo do blog