segunda-feira, 30 de maio de 2011

A incrível facilidade em desistir

Todos os dias somos colocados diante de novos obstáculos. É bem sabido que as dificuldades servem justamente para nos fortalecer, e que é inevitável que tenhamos que encará-las. Mas, incrivelmente, a primeira coisa que vem á cabeça do homem é a desistência. Simplesmente não queremos encarar, queremos manter nossa vida em inércia, nada queremos mudar. Nunca estamos predispostos a lutar, a nos sacrificar um pouco mais, a dar um pouco mais de nós mesmos e dessa forma vivenciar uma nova experiência que certamente, mesmo diante de todas as gotas de lágrimas, suor e sangue nos fará muito melhores.

Desistir é sempre a primeira das opções que temos diante de qualquer desafio, seja ele em âmbito pessoal ou profissional. A maior vontade que existe quando se está no fundo do poço é a de fugir, a de deixar de existir, tudo com o propósito de não se desfazer do orgulho que, ainda ferido, não nos deixa desfazer de tanta coisa que consideramos boa mas que no fundo só nos prejudicam. Acontece que por vezes o desespero de uma pessoa é tanto diante de um obstáculo que ela finalmente chega a conclusão de que não tem nada a perder. É assim que ela começa a progredir, pois no fundo nada temos a perder MESMO, em qualquer situação que seja. Mas, infelizmente ela prefere por vezes carregar dores e sofrimentos pelo resto da vida do que chegar a essa constatação, parece que sempre temos algo que precisamos preservar, seja nossa reputação, nossos bens materiais, nossa sabedoria. Que bom seria se o ser humano soubesse que nada disso tem valor algum e se trata de mera ilusão, pois nada temos de superiores ou inferiores a alguém.

A facilidade de desistir faz com que deixemos de viver grandiosos e inesquecíveis momentos antes mesmo de começá-los, deixemos de conviver com pessoas que essencialmente são maravilhosas, deixemos de ter incríveis experiências e grandiosos aprendizados. Não,  tudo é negado de começo, preferimos nos basear em nossos PRÉ-CONCEITOS  e nunca arriscamos. Dizemos a nós mesmos que somos incapazes de provocar mudanças ou de chegar a determinados objetivos, desistimos de nós mesmos e preferimos culpar o destino por ter imposto uma sina em nosso caminho. Mas não existe SINA, o que existe é COVARDIA. Sim, somos grandes covardes por pensar em desistir antes mesmo da batalha, esquecendo que poucos são os que vão até o final e fracassam, que a grande maioria sequer preferiu chegar até o fim. Somos covardes quando não aceitamos ver o que há de errado dentro de nós mesmos que nos impede de mudar nossa própria realidade, somos covardes quando dizemos que há coisas que não tem jeito algum, somos covardes ao preferir as tradicionais zonas de conforto e não mudar em nada o ritmo da vida com medo de errar. Ora, errar e acertar é meramente uma questão de consciência, pois são dois conceitos indefiníveis.

Também acontece de desistir com incrível facilidade de conviver com outra pessoa, pois por vezes os defeitos dela parecem ser insuportáveis demais para nós. Tudo o que queríamos é que ela se comportasse da maneira como nós comportamos, e como ela mantém sua própria personalidade e suas próprias fraquezas. Esquecemos que temos as nossas também e que em muitos momentos, mesmo sem perceber, também decepcionamos. Mas não, na maioria das vezes desistimos de convier com uma pessoa logo de cara, em outras ocasiões desistimos depois de algum desentendimento, tudo sem considerar que ele é apenas mais um ser humano, não é um monte de porcarias e também não é um ser perfeito. Terá suas fraquezas e suas qualidades, e a nos resta estar sempre ao lado dessa pessoa e tolerar suas fraquezas, procurando ajudá-la diante delas e usufruir do que ela tem a oferece de melhor. E todos tem grandes aprendizados e experiências a nos passar, algo que deixamos de obter quando nos afastamos e desistimos de alguém. Não é a toa que o autor do blog conta com uma grandiosa rede de relacionamentos, de modo a extrair de cada vez mais pessoas um pouquinho da essência boa que elas possuem, sem se magoar com elas quando elas machucam. 

Bom seria se nunca nos tivessem dado essa opção de desistir, que cada um tivesse consciência de que deve encarar seus desafios e suportá-los até o final, e não sossegar enquanto não vê-los superados. Sejamos mais persistentes e perseverantes, seja diante de uma grande desafio, seja diante de uma mudança se que quer ver. É somente encarando de perto os maiores medos e as situações que mais odiamos que teremos a capacidade e o merecimento de crescer de verdade e de sermos bem-sucedidos. Pessoas que desistem fácil de si mesmas, de outras pessoas e de seus objetivos jamais conseguirão mudar o curso de suas próprias vidas....

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Arquivo do blog