segunda-feira, 30 de maio de 2011

Consciência limpa: nossa maior fortaleza

Acontece com muita frequência o fato de algumas pessoas dirigirem-se a nós, seja em momentos de profunda tristeza ou de grande alegria (em um desses extremos, sempre) e nos despejarem todo o pessimismo que elas carregam consigo, seja pelas experiências que elas viveram, seja pela inveja que elas possuem, seja para manter a superioridade de seu ego ou simplesmente pelo prazer de ver alguém incomodado (sim, isso se torna um prazer). 

Na maioria das vezes o pessimismo provém das pessoas em quem mais confiamos ou ao menos demos confiança um dia. Acham-se no direito de prever nosso futuro, com as perspectivas mais frias e tortuosas que se possa imaginar. E, por mais forte que possamos estar diante disso, surge aquela pontada de raiva, desconfiança, angústia e outros. Cada um recebe á sua maneira, uns reagem com agressividade, outros engolem e fingem que nada aconteceu, mas ficam ressentidos, outros passam a desconfiar de si mesmos, há alguns que acreditam na tese do "olho-gordo" e tantos outros que simplesmente tornam-se falsos, de modo a não deixar que ninguém as veja como derrotadas, e que não se dê ao outro aquele gostinho nostálgico de ter se confirmado alguma previsão desastrosa. Esses conselheiros baratos vivem unicamente desse tipo de nostalgia, e esse grave comportamento torna o  mundo extremamente falso e superficial, visto que nosso orgulho age instintivamente de tal forma que criemos uma casca social, deixemos bem escondidos nossos verdadeiros sentimentos e nossas verdadeiras intenções e tenhamos que viver o tempo todo numa espécie de simulação, de falsidade mesmo, o que por sinal é característico do mundo capitalista. 

Mas quem é idealista de verdade não desiste jamais. Quando queremos chegar a objetivos grandiosos, queremos superar grandes e constantes barreiras em nossa vida ou simplesmente estamos vivendo um momento extremamente feliz e estamos convictos de que caminhamos no caminho correto e seguindo nossas intuições e vontades, nada é capaz de nos deter. Não existe certo nem errado, e quem tenta bloquear com pessimismo quaisquer tipos de atitudes nossas infelizmente aprendeu a viver numa zona de conforto, se considera perfeito demais em inúmeros quesitos, considera seus defeitos simplesmente impossíveis de serem alterados e quer mais que os outros tenham que engoli-los. Não existe maior barreira contra o pessimismo alheio do que acreditar firmemente em si mesmo, estar com a consciência tranquila e ter a certeza de estar sendo honesto e contribuindo com todos os esforços para seus objetivos serem alcançados e que os resultados de uma grande conquista se mantenham por muito tempo. Quando nos irritamos com facilidade ou acreditamos no olho-gordo ou na inveja, na verdade estamos duvidando nossa própria capacidade, ou desconfiando da nossa própria honestidade. A desonestidade consigo mesmo é algo que pode ser muito bem escondido dos outros, mas jamais nos deixa em paz. E é muito fácil debruçar nosso fracassos e insucessos no outro, como se o pessimismo dele fosse suficientemente capaz de destruir algum sonho ou ideal que temos em mente. Não, nada que venha de fora é suficientemente grande para derrubar uma grandiosa convicção, e nesses momentos a auto-confiança é fundamental. Quanto às pessoas pessimistas, não devemos odiá-las, muita pelo contrário, realmente elas podem contribuir com suas experiências para nossas vidas, mas jamais devem derrotar nossas expectativas, não devemos deixar que isso aconteça. O ideal é ter fé em si mesmo e a certeza de que enquanto não desistimos de algo, certamente sairemos ganhando, seja em conquistas ou em aprendizados. Desistir e colocar a culpa em alguém é algo que somente os fracos fazem, e muito bem por sinal. Bom mesmo é seguir, e lá na frente poder triunfar, e mostrar o bom exemplo da persistência e da crença em si mesmo, como forma de mostrar aos pessimistas que as coisas podem sim ser diferentes, podem sim ser melhores e que na vida não existem coisas certas para acontecer nem regras prontas. Não adianta queremos prever o imprevisível, especialmente quando se trata de sentimentos. Mas ate mesmo os momentos parecem ser previsíveis, e o lamentável é que muitos dobram os joelhos diante do pessimismo, como se todas as vidas se encaixassem num mesmo jogo onde determinadas causas sempre terão o mesmo efeito.

Diante de tudo isso, somente existe um caminho a ser seguido: jamais desistir dos sonhos e dos ideais, independente do que os demais irão penar sobre isso e independente de como ficara nossa reputação. Se nossa consciência está tranquila, nada é capaz de nos enfraquecer. Não existe enfraquecimento de ideais por causa da inveja, existe sim nossa própria desconfiança diante de nós, e é essa que nos faz desistir ou fracassar. E se não ficamos bem diante de qualquer palavra pessimista, saibamos olhar para dentro de nós e sermos honestos conosco, revendo todos os conceitos antes de ficar acusando a outra pessoas por tentar desmoronar sua vitória. Ninguém puxa nosso tapete, nós mesmos escorregamos nele. Tratemos bem quem vem em nossa direção com palavras pessimistas, pois será a nossa oportunidade de mostrar justamente o contrário e de quebrar aí um ciclo de pessimismo que nunca mais irá se espalhar, dando lugar ao otimismo e a certeza de que podemos fazer as coisas acontecerem. E á nossa maneira. É o fundamental para fazer de nós grandes vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Arquivo do blog