segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A "imbecilização" da sociedade - PARTE II: Os veículos informativos

Na primeira parte citamos aqui a contribuição dos realities shows para a imbecilização da sociedade e para o enfraquecimento do poder do povo. Agora nos voltamos para outro grande veículo de controle e manipulação: os veículos de informação, sejam eles telejornais, jornais impressos, revistas, webjornais ou radiojornais. 
Desde o advento dos grandes meios de comunicação, a começar pela imprensa até chegar aos dias atuais, com a internet chegando a cada vez mais lares, é possível obter informações variadas sobre tudo o que está acontecendo desde o lugar mais próximo de nós até o mais remoto. E a divulgação dessas informações sempre foi feita de tal maneira que não passava jamais pelas nossas cabeças a hipótese de que a notícia estava sendo distorcida, nem tampouco tendenciosa. Jamais pensamos que algo pode ser ocultado de acordo com a vontade de certas pessoas e, o que é o pior de tudo, desde sempre essas notícias se tornaram verdades absolutas. Se pararmos para pensar, as táticas de Goebbels nunca deixaram de ser utilizadas. As notícias que recebemos por algum dos meios aqui mencionados nos atingem diretamente, e o fato de as notícias geralmente serem trágicas e preocupantes sempre atinge inicialmente nosso emocional, antes mesmo que qualquer coisa passe pelo nosso crivo intelectual. Sentimentos de tristeza, injustiça, revolta e insatisfação são os mais comuns que nos passam após assistir um noticiário de televisão, por exemplo. Entretanto esses noticiários ocupam tempo e espaço em todos os lares. No Rio Grande do Sul, é sagrado assistir Jornal do Almoço, da RBS, em 96% dos lares!!! O Jornal Nacional é um dos programas televisivos com maior índice de audiência da história, bem como o Fantástico, ambos da Rede Globo.Quem nunca ouviu aquela famosa frase: "É verdade, eu ouvi no noticiário"? Qual foi o pai que nunca mandou o filho ficar quieto por que tinha que ouvir o noticiário, a coisa mais importante do mundo naquele momento?
Tudo o que é divulgado nesses meios informativos molda a opinião pública e vende determinado tipo de realidade para cada cidadão: uma realidade de sofrimento, tragédias, políticos corruptos, intempéries violentas da natureza, assassinatos e tantos outros. Não existe divulgação de boas notícias, somente aquilo que se mostra como trágico é que se mostra como visível, Nesse exato momento o Brasil todo está com seus olhos para a Região Serrana do Rio de Janeiro, estado que historicamente possui problemas com tempestades e moradias irregulares. Naturalmente a expulsão das pessoas de seus cortiços no centro da cidade  há 100 anos as obrigou a ficar irregularmente na periferia, e isso resulta em prejuízos atualmente. Entretanto, o que se vê na TV não é a explicação do que está acontecendo. O que se vê mesmo são imagens de destruição, mães chorando a perda de seus filhos, casas desmoronando, corpos de crianças sendo desenterrados, o desespero total, o caos instalado. E incrivelmente os espectadores parecem possuir uma atração por esse tipo de tragédia, até pelo fato de mostrar que estamos sujeitos a tudo. 
Há um lado bom nesse sentido da divulgação de tragédias, que é a comoção e a solidariedade espontâneos que surgem de todos os lados. Entretanto, elas viram mais um programa de entretenimento novelístico onde as pessoas ficam o tempo todo consumindo novas informaçoes e esperando pelo final feliz. E sempre mostram um final feliz, ou deixam tudo cair no esquecimento, como se esse tipo de situação não influenciasse todo mundo. Sempre tudo o que se mostra leva as pessoas entenderem que está acontecendo com o outro, nunca está atingindo a si mesma. E que a causa de tudo é o outro. A solução de tudo deve vir do Governo ou do outro, mas nunca vem. Os espectadores já se acostumaram com essa realidade e perderam a noção de reagir de modo diferente. Estão dominados. É cruel saber disso, mas a realidade é essa. 
Enquanto se faz desse tipo de informação um entretenimento para o povo, é obrigatório mantê-lo inerte e sem reação, para que ele não desenvolva seu intelecto e não questione o fato de ser oprimido e manipulado todos os dias severamente. Trata-se todo o público como se fossem crianças de 12 anos e se divulga apenas uma pequena parte da realidade. Apenas se mostra, jamais se explica. Nunca se motiva os cidadãos a buscarem melhores condições de vida, muito antes pelo contrário. Ela divulga cotidianamente uma sociedade violenta, e ao mesmo tempo que amedronta a população, torna comum a idéia de assaltar. Ou seja, o fato de aparecer na TV algo relacionado com brigas que resultam em morte, por exemplo, já torna inconscientemente normal esse tipo de atitude. Além disso, o povo fica com essa sensação de derrota, de frustração, de incapacidade. As pessoas tem medo de sair de suas casas. cria-se um clima de imbecilidade nesse sentido: cada um de nós, cidadãos inocentes, estamos fadados a carregar uma pesadíssima cruz eternamente, vendo nossos irmãos partindo mais cedo todos os dias por causa de alguma tragédia que outra pessoa distante cometeu, e nada podemos fazer para mudar, nem mesmo com o voto isso é possível...nada vai mudar mesmo. A sociedade está cada vez pior, não é mesmo?
Por fim vem o pior de tudo: saber que esses mesmos meios de comunicação poderiam ser usados como uma grande ferramenta para uma vida melhor, para a instrução e educação da população por meio da difusão de informações realmente úteis e de cultura popular e erudita. Saber que esses mesmos meios de comunicação tem muito mais informações a divulgar, mas que são escondidas a sete chaves, por interesse? Hoje o mundo está com olhos arregalados voltados para o ativista Julian Assange, o grande mentor do WikiLeaks, portal de divulgação de informações sigilosas. Felizmente há grupos de ativistas, como esse no qual Assange está inserido, que tem a grande vontade de mostrar a verdade ao mundo e tirá-lo da inércia da desinformação. Eu creio que a divulgação de úteis e verídicas informações para a população seria um grande passo para o conhecimento, a democracia e a liberdade, coisas que não existem nos dias atuais. Louvável a ação do WikiLeaks, bom seria se abrangesse a todos os países.

Deixo apenas uma dica: JAMAIS tarte uma notícia como verdade absoluta, e lembre-se que por trás do que você está sabendo há muita coisa que você jamais poderá saber (continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Arquivo do blog