segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Expectativas de fim de ano

2010 é um ano que serve a mim como um divisor de águas. Muitas transformações ocorreram em todos os níveis. Desde a última virada de ano estive convicto a ser LIVRE, e finalmente conquistei a tão sonhada liberdade, que desde meus tempos de infância nunca aconteceu. Com essa liberdade, inicialmente senti medo, mas agora tenho uma sensação de paz e alegria que jamais havia experimentado. É como se de repente eu conhecesse melhor a mim mesmo, como se de uma hora para outra tivesse me tirado de uma escura caverna e me mostrado o planeta inteiro, todo colorido e iluminado. Deu vontade de abraçar o mundo interior e fazer de tudo um pouco. Decidi não me acanhar mais pelo fato de ser uma pessoa diferente e não me excluir dos demais por causa disso...muito pelo contrário, decidi levar isso em conta para o fato de eu não ser uma pessoa melhor nem pior do que ninguém, apenas diferente. Descobri que há tantos outros que possuem as mesmas enfermidades que eu possuo, que passaram por dramas parecidos e até mesmo valorizam o mesmo que eu. Pensadores amadores surgiram de todos os cantos, e dessa forma eu vi que não estava sozinho no mundo. Me gratifiquei enormemente quando descobri que podia fazer a vida de outras pessoas um pouquinho melhor, e que o amor era remédio para tudo. E o melhor de tudo, descobri que não existe tempo ruim para quem quer aproveitar a vida de todas as formas e quer desvendar o mundo todos a todo o custo. Descobri que a infelicidade é uma virtude daqueles que não dão utilidade aos seus potenciais e que desperdiçam seu precioso tempo acreditando estarem confortáveis.
E muito melhor que a realidade que vivo são as perspectivas. Há tanta coisa por fazer..sinto-me uma criança recém nascida com 20 anos de idade. 2010 foi o ano da liberdade, e está chegando ao final. As expectativas para 2011 são as melhores possíveis, a vida já me ensinou que devemos sempre esperar pelo melhor e sonhar alto!
Os finais de ano são fundamentais para que façamos um balanço, ainda que breve, de tudo o que realmente vivemos, tudo o que foi feito de bom e de ruim e principalmente aquilo que ainda necessita ser feito no próximo ano de gestão de nossas vidas (que esperamos sempre poder cumprir até o final). Final de ano sempre traz consigo uma magia que não consigo compreender..talvez as pessoas estão cansadas, esperando o verão e as grandes festas de todo ano, as viagens, os encontros de família, ou simplesmente um bom descanso. Obviamente que isso não vale para todos, e é meramente simbólico..mas ainda assim é bom. Me dá gosto olhar na sacada de casa as luzinhas de Natal brilhando e a esperança de renovação que fica no ar. Esse espírito dificilmente se prolonga durante o ano, mas por haver uma época em que algumas pessoas fazem isso já é bastante louvável. Uma época em que as pessoas tem vontade de se renovar, de serem mais livres, de terem uma vida mais leve, de serem mais tolerantes e mais sorridentes.
Sempre me deixo contagiar por esse clima. Sei que muita gente fica feliz mesmo por causa do paraíso do consumo desenfreado e do exibicionismo que se aflora ainda mais nessa época do ano, mas não é isso que me fascina. Muito pelo contrário, o clima de Natal se perde aí...mas valorizo muito essa questão da renovação, ainda que simbólica...é o momento de nos transformarmos em fênix e ressurgirmos das cinzas (putz, de novo a fênix? Parece uma fixação que tenho com ela...). Nessa época do ano faço um mesmo ritual de rever todos os meus atos, minhas perdas e meus ganhos, e me coloco a pensar mais uma vez o real motivo da minha existência. Em seguida, coloco no papel minhas grandes metas estabelecidas para o ano seguinte inteiro, juntamente com a temática maior. Em 2010 a temática maior foi a LIBERDADE. Em 2011 estou decidido a FAZER AS COISAS ACONTECEREM, ao invés de sempre esperar oportunidades de agir. E assim me empolgo enormemente com o que tenho a viver. Espero poder contar com os grandes amigos que conquistei esse ano e ter o privilégio de fazer parte de cada vez mais pessoas, difundindo o amor e a alegria legítimos como algo que deve ser cultivado em todos os corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Arquivo do blog