quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

BOAS FESTAS!*


Passa mais um ano. Mais um Natal se aproxima e é neste período que sempre pensamos em dedicar aos amigos: cartões, telegramas, telefonemas, mensagens... sempre desejando um feliz NATAL e ANO NOVO. E o bom velhinho, que não passa de uma simbologia consumista, ganha destaques em todos os meios de comunicação como garoto propaganda de uma festa que não lhe pertence. O comércio busca até o último suspiro do advento falando da grandeza de presentear, mas não se preocupa em viver o verdadeiro sentido que o espírito natalino poderia proporcionar.
Nas residências, onde por tradição fazemos a celebração natalina reunindo as famílias e amigos, não haverá lugar para O menino Deus jantar. Porque mesmo com todo clima de confraternização nós só nos preocupamos em presentear quem nos presenteia; abraçar quem nos abraça e não foi esse o exemplo que Jesus nos deu quando nasceu para nos dar à vida. Infelizmente o Natal se tornou mais um feriado carnavalesco do ano, onde as pessoas comem e bebem exageradamente, fazem festas esbaldantes e saem do seu próprio juízo, como se fosse um dia sem lei.
Enquanto nos preocupamos em ter sempre mais, não percebemos que temos sempre menos. Menos tempo para os filhos, para o cônjuge, para os amigos, menos tempo para preparar o coração e entender o verdadeiro sentido do aniversário mais celebrado no mundo Cristão: o nascimento de Jesus Cristo. Nós precisamos crescer, mas crescer partilhando porque assim será grande a nossa conquista.
A maior mensagem que o aniversariante do dia trouxe foi a de que devemos amar uns aos outros. Esse é o grande segredo de sucesso para qualquer vida, é o alento para todas as necessidades e a fonte universal da vida. Que nesse Natal você não esqueça o sentido do amor. É bem verdade que a correria e o stress misturados ao cansaço tornam a época um tanto quanto conturbada, misturada ainda com a saudade dos antepassados e dos tempos felizes outrora vividos nessa época e que nunca mais se repetirão, mas nada disso terá sentido se não houver amor em todas as coisas.
O Natal traz consigo também a magia da mudança de ano. É bem verdade que a virada de ano é uma grandiosa simbologia, mas por que não aproveitar o momento? Devemos celebrar o fato de a Terra ter dado uma volta completa em torno do Sol mais uma vez em nossas vidas. Pode ser a última vez que isso aconteça, pode ser mais uma de muitas que ainda virão, mas não deve passar desapercebida...é uma excelente oportunidade de purificar nossa alma, refletir, traçar metas e rumos e renovar a esperança. 
Desejo a você que nesse Natal seja recuperado em seu espírito o verdadeiro espírito natalino. Que não seja o Papai Noel, mas o menino Jesus o motivo de toda nossa alegria, e que a luz Dele possa iluminar o coração de cada um, independente das crenças ou religiões. Até por que, foi Ele quem nos trouxe o maior de todos os presentes com sua própria vida. 
Que o amor seja a grande lição desse Natal, e que ele possa representar a luz que iluminará e guiará todo o ano de 2011. Renove-se. Faça suas metas e sonhe alto, pense positivo. A vida foi generosa com você, retribua essa generosidade. Verifique aquilo que realmente é importante em sua vida e o que realmente valerá a pena. Em 2011 mais uma vez você conhecerá novos amigos, se afastará de muitas pessoas, perderá alguém para sempre, lhe aparecerão muitos desafios e mudanças, mas muitos motivos para ser feliz. Decida sorrir sempre e enfrentar de cabeça erguida todos os desafios. Eles existem para fortalecer cada um de nós e mostra a nós mesmos do que somos capazes. Somos apenas um grão de pó perante a grandiosidade universal, mas sejamos grãos de pó que farão a diferença para tornar esse Universo um lugar mais aconchegante para todos. Sejamos nós persursores diariamente do amor e da paz, e vamos comemorar o Natal todos os dias fazendo do nosso coração uma manjedoura e semear Jesus Cristo agora e por toda nossa vida.

Boas Festas e Feliz 2011!

Francisco Carlos Vieira de Sá

*Texto adaptado


3 comentários:

  1. Mais uma vez, expressando muito do que penso.
    Boas festas a vc, meu amigo Chico!!

    ResponderExcluir
  2. q saudades d vc que neste ano que está por vir vc volte pra cá minha amiga!!!

    ResponderExcluir
  3. Ain, bem queria ir pra Irlanda sim, hehe!! Mas acho que tu errou de amiga (=

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Arquivo do blog