domingo, 21 de novembro de 2010

Singelas lições de vida

Semana passada deparei-me com um pinguim na praia, bem próximo ao mar. Estava lá, agachado, parecendo extremamente fraco. Aguardava tão somente sua morte.  Confesso que sou um tanto quanto durão para essas casos (embora seja apaixonado por animais de toda espécie), mas o fato me pôs  a pensar, e pensar, e pensar...

O fato é que NADA acontece por acaso em nossas vidas, e não foi á toa que um pinguim apareceu à meia-noite em uma praia como Ferrugem, sendo visto por um grande grupo de estudantes malucos de Comunicação. A grande maioria tirou fotos, fez piadas e tentava dar soluções descabíveis e irônicas para a vida que ali estava se perdendo. Outros estavam desesperados, e queriam até mesmo levar o pinguim para colocar na geladeira, a fim de não deixar aquela vida se perder. E eu fiquei neutro nessa história, pois tinha que aceitar o inaceitável: não podíamos fazer NADA. Eis a grandiosa impossibilidade que o ser humano tem de agir quando a natureza impõe a morte á sua frente. É bem verdade que quem sabe poderia haver um órgão responsável por atender de casos como esse (lá não tinha), ou que talvez fosse possível deixar o pinguim em alto mar para que quem sabe ele pudesse retomar o caminho..mas o destino dele estava traçado. Ele morreria, já estava cansado demais e o clima era muito mais quente do que aquele que está acostumado. Muita gente citou o aquecimento global como causa para aquele pinguim ter ido parar ali. Mas sou um tanto quanto cético nesse sentido de que o homem está provocando mudanças drásticas no planeta. Nosso planeta nunca foi estável, e nunca será. Espécies inteiras já desapareceram da face da Terra, e a nossa, dos HomoSapiens , é bem recente. O fato é que todos nós temos um tempo muito curto por aqui. Podemos nos perder nesse caminho que trilhamos e, assim como o pinguim, não ter mais volta. Temos um tempo certo e uma oportunidade única de viver esse fenômeno tão frágil e delicado chamado VIDA. Ficamos com muita dó daquele pinguim, mas sabe-se lá quantos milhares de vidas se perderam naquele mesmo instante, enquanto tantas outras surgiam...isso valendo para todas as espécies. Não sabemos lidar com essa situação e nunca saberemos. Essa separação é um mistério.
Por outro lado, uma coisa é certa: enquanto aquele pinguim estava cercado de seres humanos, ele até mesmo tentava levantar. O fato é que quando ainda há alguém acreditando no nosso sucesso, a tendência é de nos fortalecermos. As vidas se perdem justamente quando NINGUÉM, nem mesmo nós mesmos, acreditamos em alguma solução para manter a vida. Provavelmente após nosso abandono o animalzinho permaneceu ali, sozinho, abandonado a própria sorte até quem sabe ter sido tragado pelo mar e mergulhado para o último suspiro de vida.

A mensagem que fica: jamais deixe de amar. O amor sustenta até o último fio de vida, é a substância universal, o próprio Deus em forma de sentimento. Ninguém sabe exatamente a que veio a esse mundo nem quanto tempo ficará, mas o mais importante é espalhar o amor e a paz para todos os que estiverem ao nosso redor, fazendo a vida de cada ser que estiver por perto melhor. É verdade que aquela vida do pinguim não pôde ser salva, mas há tantas vidas precisando de uma salvação ao nosso redor...nem percebemos, mas ás vezes a pessoa que está ao seu lado aparenta normalidade, mas possui grande carência de amor. Talvez você seja a solução para os problemas dela e nem sabe disso. Na dúvida, trate TODOS com amor. Vale a pena, você irá se completar e se realizar fazendo isso. Sua vida jamais será a mesma, dia após dia você se sentirá cada vez mais fortalecido com essa força maior do Universo. Não podemos resolver sozinhos todos os problemas do mundo, mas certamente é possível começar uma revolução de nós mesmos!

4 comentários:

  1. Lindo texto.
    Sim, eu realmente achei que pudesse intervir e salvá-lo. Me culpei por vários dias.
    Mas infelizmente era inevitável.

    Ótimo blog Chico, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Simmm..pensei na sua reação e na da Kelly quando escrevi esse texto...achei maravilhoso esse ímpeto por salvar a vida do pinguim..e foi justamente por isso que preferi ficar afastado, de modo a não me "apegar"...acabaria ficando mal, pois adoro animais e iria ficar me culpando...mas a natureza tem dessas coisas!!

    bjo e obrigado por ler meu blog!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza que ele está bem, onde quer que esteja. (:

    ResponderExcluir
  4. Também acredito...o Universo é complexo demais para podermos dizer que existe um começo e um fim...existem mudanças!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Arquivo do blog