domingo, 29 de agosto de 2010

OS MALES DO MILÊNIO

Há quem diga que está chegando o fim dos tempos, e que a humanidade terá que pagar por todo o mal que vem cometendo ao planeta. Há quem diga que os maiores males que vivemos são a fome, enquanto outros insistem nas pestes, ou na economia desestabilizada, ou talvez nas catástrofes naturais. Porém, essas são apenas consequências de algo muito mais grave, que ocorre dentro de nós, que talvez passe despercebido na vida de cada um de nós. Por isso, cabe listar os maiores males que um ser humano vive hoje, que tornam as coisas muito mais difíceis do que deveriam ser:
  1.  INSATISFAÇÃO - O maior dos Males! Nunca estamos satisfeitos com a vida que temos. Nunca está no nível ideal, parece que só mesmo quando tivermos conquistado o carro dos sonhos, construído uma mansão ou casado com a pessoa mais maravilhosa que já existiu que seremos felizes. Parece que temos que comemorar a nossa felicidade a um custo muito alto, e sempre à prestação, como se no fim dos pagamentos, em um futuro muito distante, tivéssemos a tão sonhada vida plena que tanto desejamos. No hoje, buscamos tão somente o amanhã, a ponto de vivermos dias e dias sem o menor sentido. O mundo capitalista não permite que nos conformemos com o que aparentamos ser, muito menos com aquilo que "temos": é praticamente uma obrigação ter "sonhos". é bem verdade que devemos sim ter grandes planos para nossa vida, inclusive materiais, mas que tal se vivermos com mais vigor e plenitude todos os dias, incluindo o hoje? O simples fato de acordarmos todos os dias já é um grande motivo para sermos felizes e partirmos para a luta incessante na qual sempre estamos e sempre estaremos, para mantermos nossa alma, nosso corpo, mantermos o sentido do Universo. Basta lembrar de quantas pessoas não puderam acordar hoje pela manhã. Engana-se muito quem acredita que existe uma vida perfeita, sem defeitos, sem problemas, e que essa vida é vivida pelos outros. TODOS tem problemas, TODOS tem desafios, todos estão envolvidos em uma luta diária para salvar suas vidas e carregar consigo realizações e bons sentimentos, e isso vai acontecer com todos os seres humanos. Os ricos também possuem muitos problemas, porém a mídia capitalista nos mente toda a hora vendendo a imagem da perfeição - e o preço dela. O ruim é que vendemos nosso tempo para conquistar coisas inúteis e banais, um tempo que nunca mais poderá ser comprado novamente.Devemos SIM sermos lutadores pelos nossos grandes ideais e projetos de vida, porém jamais devemos nos queixar do HOJE, e sim celebrá-lo
  2. COMODISMO - Pior ainda do que aquela pessoa que está sempre insatisfeita e infeliz é aquela que resolve se acomodar por trás de seus problemas. Na verdade, se escondem atrás deles e gostam de mostrá-los como os motivos para se ter uma vida derrotada e para se viver com limitações. "É assim mesmo. É  a vida! É o destino!" São as frases preferidas dessas pessoas que preferem não se esforçar em colaborar por um mundo melhor, reclama de tudo e de todos mas jamais fazem menção de tomar uma iniciativa para mudar.
  3. EGOÍSMO - Muitos estão esquecendo que a vida só tem sentido ao ser compartilhada com outra pessoa, em todos os sentidos. Para muitos, o sentido da vida está em cuidar de si mesmo a todo custo, é colocar a si mesmo em um pedestal para ser exibido por todos, é passar por cima dos interesses e anseios do próximo e até mesmo por cima do amor em nome de algo que certamente irá engrandecer seu ego. Para os egoístas, nada é mais importante do que engrandecer o seu ego, e a pessoa mais incrível do mundo é ela própria, e todos estão abaixo dela, para lhe servir. Nada mais nojento e ao mesmo tempo triste, pois essas pessoas certamente são muito solitárias.
  4. REPUTAÇÃO - A maior preocupação do mundo moderno. Ás vezes dá aquela vontade de dar aquela risada no meio do ônibus lotado, ou então de dar um grito no centro da cidade, ou quem sabe dar uma volta pela rua de madrugada. Mas não, não nos permitimos sequer pensar em possibilidades como essa - o que é que vão falar de mim depois? - e deixamos escapar os valiosos momentos de felicidade verdadeira em nossa vida. Preferimos seguir a moda, mesmo que seja ridícula, ouvir as músicas idiotas que todo mundo ouve, assistir as mesma coisas, frequentar os mesmo lugares e comentar sobre os mesmo assuntos, sempre em uma competição desenfreada com o próximo, tudo em nome da reputação. É RIDÍCULO. Quem tenta defender e viver tão somente pela reputação vive em um mundo de faz de conta. A vida é muito mais do que aquilo que você quer mostrar para os outros.
  5. FANATISMO - Cada vez mais um sem-número de pessoas estão se entregando de corpo e alma a um ideal, uma religião, um clube de futebol ou um canal de TV,  e limitando sua vida somente a isso. Pior ainda, deixando de ter vida própria. Os fanáticos são capazes de tudo para manter suas idéias e espalhá-las. Já tivemos fanáticos que marcaram tristemente a história da humanidade.
ACREDITE: Todos os males da sociedade moderna é proveniente de uma dessas modalidades de mal criadas por nós mesmo, eles todos juntos originam a descrença, a desesperança, a pobreza, a indiferença e todos os derivados. Devemos lutar todos os dias para fugir desses males, embora certamente os carregamos todos os dias.
É bem verdade que não existe uma fórmula certa para a felicidade, mas até mesmo o conceito que temos de felicidade precisa ser revisto. Bom mesmo é termos como meta todos os dias fazer o bem, viver em paz, amar as pessoas e ser livre, e com isso se fortalecer e fazer a diferença na nossa vida e na vida de muitas pessoas. NÓS PODEMOS!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Arquivo do blog