segunda-feira, 18 de abril de 2011

Jesus batendo á sua porta

Um grupo de jovens (no qual estava inserido o autor do texto) está conversando e saboreando um Cheese Burger tranquilamente numa noite de sexta, já que a disciplina da faculdade não iria apresentar conteúdo tão importante. Um dia propício para se divertir com os amigos da Comunicação na Universidade de Caxias do Sul, comendo um lanche da Juventus. 

Eis que, de repente, aparece um rapaz aparentando ter meia idade. Ele chegou junto àquela mesa e fez um sinal para que lêssemos um papel amarelo que estava numa prancheta, que tinha uma caneta pendurada. Em outras palavras, ali está escrito que ele era surdo, e precisava de "ajuda" para dar andamento ao seu tratamento, visto que ele não teria condições financeiras para fazê-lo. Todas as minhas colegas se sensibilizaram com o caso, assinaram a folha e reuniram alguns trocados, e fiz questão de dar minha parte, um pouco a contra-gosto. A mim nenhuma falta faria, doei e deixei que a consciência desse cidadão se encarregasse de castigá-lo caso ele estivesse sendo falso. Uma das colegas comenta posteriormente:
- Sempre devemos fazer esse tipo de atitude. Pode ser Jesus batendo à nossa porta. Pode ser Deus nos testando.

Ora, mas como assim? A mesma criatura segundos atrás estava fazendo julgamentos despretensiosos sobre determinadas pessoas, e anteriormente estava assumindo às suas amigas algumas práticas anti-éticas que havia tomado tempos atrás, tudo isso com um largo sorriso, como se fosse a pessoa mais certa do mundo. Por que ela se preocupou com Deus e Jesus somente quando apareceu um pedinte de esmolas?

A mensagem que quero deixar aqui é muito simples. Se tinha algo que Cristo pregava, era o amor ao próximo. Não nos iludamos em achar que podemos encobrir nossos erros e pecados a todo momento, pois no fim das contas estaremos enganando a nós mesmos. Além disso, temos Jesus batendo á nossa porta a todo momento, e são vários os momentos em que o expulsamos. De que adianta querer dar moedas a um pedinte e com isso acreditar ter contribuído o suficiente para a paz e o amor na Terra e ter feito o suficiente para perdoar-se de todas as suas iniquidades? Anteriormente e posteriormente segue-se praticando atos lamentáveis, como julgar as pessoas, xingar, ofender, fazer pré-julgamentos, manter a falsidade no trato com os outros, ser mesquinho, carregar preconceitos, ser egoísta e tantos outros. Todos os dias temos a chance de combater todos esses males, e temos forças e capacidade para tal. Que tal se ao invés de  querermos mostrar para os outros que somos bondosos sem corresponder de imediato com o coração, passarmos a mudar verdadeiramente o ambiente ao nosso redor, tornar as pessoas que estão ao nossos lado mais felizes e fazer o bem? Atitudes simples, que não precisam ser mostradas aos demais, que farão bem para a alma e permitirão que Jesus sempre esteja em nossas vidas, INDEPENDENTE das crenças. É possível traduzir Jesus como AMOR, e essa será nossa recompensa maior.

2 comentários:

  1. Nossa Chico, que lindo!!!
    Amei a forma como vc se expressou! Concordo plenamente com vc, e tem mais, ainda existem aquelas pessoas que só fazem o bem, só lembram de fazê-lo na época do Natal; ora por que tanta hipocrisia? Se eu destratei o ano inteiro por que demonstrar amor apenas no dia 25/12 quando tenho os 364 dias do ano inteiro para fazer? TODOS os DIAS eu posso praticar o bem, isto, ainda mais se eu tiver um relacionamento com DEUS, porque quanto mais eu O conhecer, mais demonstrarei os melhores sentimentos, porque DEUS é AMOR!

    Um abraço carioca, queridooo!!!

    ResponderExcluir
  2. A bem da verdade eu contesto muito quem tem esse tipo de atitude, tentam enganar os outros e a si mesmos, acham que estão fazendo o bem por cumprirem determinadas obrigações como é o caso do Natal. Aliás, essa data não tem sido celebrada nem sequer pelo menino Jesus, tá virando um feriado carnavalesco e consumista,...mas sobre isso, escrevi em outro texto...rsrsrs. Enfim, a cada dia temos uma imperdível oportunidade de sermos instrumentos de paz e de amor.

    Um abraço gaúcho, cara Lia!!!!!

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Arquivo do blog