sexta-feira, 8 de abril de 2011

Amai-vos uns aos outros

Não canso de repetir que o egoísmo é o grande mal do século. As pessoas parecem estar vivas unicamente para manter sua própria sobrevivência e tentado fazer a si mesmo acreditar que é uma pessoa superior a todas as outras, e que o Universo gira em torno de seu umbigo. As pessoas pensam que tudo o que acontece de errado é culpa da sociedade, que seus problemas derivam sempre dos outros e que suas idéias estão sempre corretas. Elas não toleram o erro alheio, jamais admitem os próprios erros, convencidas de que nunca erram. Nunca se colocam no lugar do próximo, pois sua vida deve vir em primeiro lugar. Considera o mundo como um grande ringue onde cada um deve brigar por suas posições, onde deve-se competir sempre e não há espaço para todos. Um ringue onde é necessário ter inimigos. Um mundo onde as pessoas que estiverem ao redor e que podem ser consideradas "amigas" certamente possuem as mesmas ambições, e na verdade estão ali puramente para competir mais de perto, ou devido a algum "interesse". Exigimos dos demais seres que nos aceitem exatamente como somos, com todas as nossas bardas e manias, ao mesmo tempo em que se espera delas que sejam modelos de nosso alterego. Ao mesmo tempo, considera-se todos como seres inferiores a si. Se há alguém que possua um brilho maior, a inveja tratará de procurar destruir com os olhos e novamente equilibrar a disputa.

Poucos nesse mundo foram capazes de superar essa incrível barreira do egoísmo. Para superá-la, somente o amor verdadeiro. Não é nada fácil ter que espalhar o amor, pois muitas vezes teremos de volta o ódio, a fúria, a indiferença...As poucas pessoas que decidiram amar tiveram que sofrer terríveis desilusões com os demais justamente por esperar desses demais comportamento amoroso semelhante. Mas a maioria dos "outros" é egoísta e sempre lhe deixará para trás quando você mais precisar. Tratarás bem outra pessoa e terás plena confiança nela, tolerará os erros dela e conviverá bem com ela, mas ela irá se afastar de você no primeiro erro e não lhe dará confiança. Pensarás mais em outra pessoa que em si mesma, mas essa outra pessoa não estará nem aí. Estará fazendo o possível para dar o melhor de si em favor de outra pessoa e ainda assim ela lhe dirá que os problemas que ela tem foram causados por você.

Mas as dificuldades não impedem de dizer, amar vale a pena. Somente dessa forma há sentido verdadeiro para a vida e creio que somente assim temos a possibilidade de sermos em algum momento felizes por aqui. É nesse sentido que creio na existência e na passagem de Jesus Cristo. Não é necessário entrar no mérito religioso, mas Cristo mudou o rumo da humanidade quando espalhou ao mundo a idéias de que precisávamos, acima de tudo, amar uns aos outros, buscar se ajudar, levar o bem ao próximo e fazer tudo o que estiver ao alcance para fazer com que a vida me geral seja melhor para todos além de si mesmos. Não há melhor lição do que essa, creio que um cristão de verdade não é aquele que frequenta Igrejas todos os domingos, mas aquele que sabe amar ao próximo tanto ou mais do que ama a si mesmo, aquele que é capaz de doar um pouco de si mesmo para ver o bem de outros e de tudo o que estiver ao seu redor. Por isso, jamais devemos deixar de amar uns aos outros, é a única atitude capaz de fazer a real diferença!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Arquivo do blog