domingo, 6 de fevereiro de 2011

O ciclo do amor e da amizade

Temos nós, seres humanos, o péssimo hábito de acreditar que sempre somos e sempre seremos os mesmos. Deixamos os dias passarem acreditando que seremos eternamente jovens esquecendo que na verdade estamos a cada dia mais velhos. Acordamos achando ser os mesmos de ontem, quando na verdade as 24 horas anteriores certamente lhe mudaram algo. Nossas células mudam periodicamente, e somos uma novo ser a cada mais ou menos 10 horas!!!! Acreditamos que no dia seguinte iremos para o mesmo emprego, e faremos as tarefas da mesma forma, esquecendo que a cada dia estamos mais hábeis e mais forte. Vamos conversar com outra pessoa que também já não é a mesma devido a tudo o que acontece constantemente em sua vida...enfim, somos uma metamorfose constante, como tudo na vida. O mesmo rio nunca é o mesmo, a cada leva de água seu traçado é novo e vem uma água nova. As vidas também vão e vem.

Da mesma forma, acreditamos que os amores e as amizades também serão para sempre, exatamente da mesma forma. Duas pessoas que recém tornaram-se amigas acreditam que tudo será igual em suas amizades, que já conhecem o suficiente uma da outra e que nada irá surpreender um ao outro. Com os amores ocorre algo parecido. A paixão nos preenche a alma e cega totalmente, anestesiando-nos de verdadeiros males aos quais por vezes estamos nos submetendo sem perceber (e sem querer perceber). Tudo parece  maravilhoso e eterno.
Porém, devemos aceitar que as pessoas vão e vem em nossas vidas. Há aquelas que fazem parte de nosso lado sanguíneos, mas podemos estar anos-luz distantes delas sem deixar de conviver na mesma casa. Entretanto, podemos nos aproximar cada vez mais de uma outra pessoa conhecida por acaso, mesmo com uma grande distância física. Acredito que todas as pessoas que passam em nossas vidas possuem um ciclo a viver consoco. Começará sua relação conosco sendo um mero conhecido e estará cada vez mais em alta, até se tornar ou um grande amor ou um grande amigo. Haverá um ponto máximo, um clímax, até que nossas próprias caminhadas e o passar do dias nos afastam, ora repentinamente, ora bem lentamente. Esse ciclo pode reiniciar. As amizades toleram com mais facilidade que os amores o fechamento desse ciclo, justamente por ser mais traumático para quem ama. Se a amizade e o amor pudessem ser medidos em gráficos, veríamos que a amizade vai até um certo ponto e ali permanece por muito tempo, enquanto o amor chega a um ápice muito mais alto que a amizade, mas cai vertiginosamente, por motivos que há muito estão esclarecidos mas que a paixão insistia em ocultar. 
Existem casos em que uma amizade evolui também para uma relação amorosa, ou então casos em que uma tentativa amorosa acaba virando uma grandiosa e duradoura amizade. De qualquer forma, cada pessoa tem o tempo certo e uma oportunidade única de dar certo em nossas vidas, a não ser que invistamos sempre na renovação desse ciclo. Porém, o final de um ciclo de amizade e principalmente de um namoro é muito dolorido, e suas feridas podem afastar as possibilidades de um novo ciclo para sempre. Fica-se uma sensação de que é preciso começar do zero de novo, mas o fato é que nunca mais será  mesma coisa, as possibilidades se esgotaram e tudo o que era para ser vivido com determinada pessoa já se encerrou; De nada adianta pensarmos que se não tivéssemos deixado um ciclo de amizade virar uma relação amorosa essa dor poderia ter sido evitada. É impossível paramos esse tipo de ciclo, e seu crescimento é natural, bem como seu encolhimento.
Nossas relações são ciclos, embora a idéia possa ser bastante idiota. Mas veja pelos seus amigos de hoje, são os mesmo que você tinha há 5 anos. E se você possui uma amizade duradoura, certamente possuiu suas crises, assim como quem tem uma relação duradoura. Esses ciclos podem ser constantemente renovado, até quando houver energia o suficiente para tal. Por vezes após conhecermos a pessoa de verdade, em especial quando cai a venda da paixão, sequer nos esforçamos para isso. Mas nunca esqueçamos que indepentente do que a vida nos reserva, nos machucaremos sempre, ma devemos ser tolerantes e desfrutar de tudo de bom que quem passar pelo nosso caminho pode nos oferecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Arquivo do blog