domingo, 18 de julho de 2010

O que fazer com a tal LIBERDADE?

 Afinal, somos nós, seres humanos, livres? O que seria a liberdade que pregamos? Será que todo mundo acredita que liberdade é o simples fato de não estar preso em uma cadeia?

Prefiro ir mais além...é bem verdade que não sei e não saberei definir o que seria LIBERDADE, mas a falta dela eu conheço muito bem, a ponto de afirmar que NINGUÉM é livre hoje em dia, por vários motivos:
  • Já dizia Raul Seixas que o ser humano não usa nem 10% da p***** do cérebro...na verdade a percentagem é muito menos do que essa, continuamos executando as mesmas tarefas básicas que aprendemos quando somos crianças pelo resto da vida, como ficar em pé, caminhar com as duas pernas, falar, etc. Nem todos os seres humanos ouvem, na verdade a grande maioria já esqueceu o que é isso há muito tempo. Usar o cérebro para pensar é algo que uma minoria ainda faz. Para atrair boas vibrações para a vida e pensar positivo então, conheço pouquíssimos, nem mesmo eu consigo fazer isso. Por Que? Porque julgamos ter aprendido o suficiente, que não podemos ir mais adiante. É muito arriscado ir além daquilo que já se aprendeu, é bem mais cômodo se contentar com o que se tem e deixar que o "destino" determine os passos que na verdade deveriam ser dados por nós mesmos! Ou então, repetimos para nós mesmo que não somos capazes de ir mais além, de explorar nosso potencial. Nos escondemos atrás de uma parede chamada INCAPACIDADE, que parece justificar nossas fraquezas. Essa parede não existe, é criada por nós mesmo, mas é o principal responsável pelo aprisionamento de almas existente no mundo até hoje. Posso dizer por mim mesmo, se eu não tivesse desejado provocar sérias mudanças no rumo da minha existência, talvez tivesse acabado com a própria vida, estivesse me prostituindo ou me drogando nas ruas, sem rumo nem futuro, ou então poderia ser uma pessoa de extrema rebeldia pela péssima infância que tive que viver, ou então seria uma pessoa arrogante e incomunicável, ou então seria uma pessoas extremamente tímida...mas não é essa a minha realidade, dei a volta por cima e hoje estudo de graça em uma das melhores universidades do país, tenho um ótimo emprego, tenho muitos bons amigos e conto com a confiança e o respeito de inúmeras pessoas. Por esse mesmo motivo que digo que não há nada nesse mundo que um homem queira e não faça. Mas se aprisionar atrás da parede da incapacidade, isso não podemos fazer jamais, certamente somos capazes de tudo! É bem verdade que esse é um grande desafio, afinal fomos criados para sermos pessoas passivas e para aceitarmos a realidade. A quem conseguir, favor me ensinar!
  • "Sou uma pessoa livre. Gostaria de vestir essas roupas de algodão que estão aqui em meu guarda-roupa, parecem tão quentinhas e confortáveis. Mas seria ridículo sair com esses 'trapos' de casa, O QUE IRIAM PENSAR DE MIM? Preciso me vestir 'bem', mesmo que essas roupas da moda sejam desconfortáveis, preciso estar bem vestido." Ou então: "Queria arrumar meu cabelo diferente hoje,mas nem pensar que eu iria aparecer assim para meus amigos, O QUE IRIAM PENSAR DE MIM? Melhor permanecer assim mesmo, que não haverá risco!" Ou ainda: "Bah, essa piada que acabaram de contar no rádio é simplesmente sensacional, mas vou segurar para não rir por que o ônibus está lotado, O QUE IRIAM PENSAR DE MIM se eu desse risada em alto e bom som? Vão achar que sou louco." E que tal essa: "Estou aqui nessa danceteria horrível, com pessoas totalmente fora de si, musicas ridículas e achando isso aqui o inferno, mas preciso continuar, fazendo de conta que estou me divertindo. O QUE IRIAM PENSAR DE MIM se eu não estivesse aqui? Que sou um tosco, com certeza." E tem mais: "Namoro com essa garota, mas odeio ela. Sei que deveria encontrar outro rumo, mas O QUE IRIAM PENSAR DE MIM se me vissem sozinho? Me chamariam de incompetente?" Bom, são milhares os tipo de situações como essa que nos acometem todos os dias, pequenos diálogos de nossa consciência com nós mesmos, que travam uma árdua disputa na qual sempre saímos perdendo por preferirmos priorizar nossa reputação, e deixar nossa consciência em segundo plano. é justamente por isso que as pessoas são cada vez mais infelizes, por acreditarem que mantendo uma boa reputação a fazendo os outros acreditarem que sua vida é feliz e perfeita, acaba se acorrentando a uma vida de superficialidades. Esse tipo de acorrentamento tem sido cada vez mais comum, ainda mais se considerarmos que muita gente nos julga somente por esses pontos, sem nos conhecer profundamente e sem fazer uma interpretação mais profunda da nossa própria existência, do significado de CERTO e de ERRADO, de JUSTO e de INJUSTO. Quem julga as pessoas por esses detalhes relacionados tão somente a aparência ou a estereótipos está ainda mais enclausurado, pois já acredita que a vida se resume a isso e nada mais.
  • É bem verdade que a rotina diária nos mantém reféns, por meio dos horários. Horário para trabalhar, para estudar, enfim, horário para tudo. Mas não podemos nos deixar levar por isso, ou acreditarmos que não temos tempo para nada, que estamos cansados, pois assim apertamos ainda mais essa corrente chamada ROTINA. Fazer a mesma coisa todos os dias também não é nada recomendável, embora seja o que todo mundo faz: usar o mesmo tipo de roupa, acordar no mesmo horário, com um despertador estressante, já de mau-humor e atrasado, comer o mesmo de sempre, sem experimentar os novos sabores, falar com as mesmas pessoas, cumprir as tarefas do mesmo jeito...e assim vivemos praticamente em modo automático! Devemos desligar o botão "automático" e construir todos os dias nossa própria história, fazer de cada dia um dia diferente, único, incrível, sem jamais economizar esforços. Se amanhã haverá outro dia, isso não se sabe!
A mais pura verdade é que o ser humano ainda não se deu por conta que na verdade não tem NADA A PERDER. Os bens materiais de nada importam, nem mesmo a reputação, a carreira profissional e todos os milhares de estereótipos que nos prendem todos os dias.  O que realmente importa é nos aproximarmos de quem realmente nos faz bem, é fazer aquilo que consideramos bom todos os dias, e ir atrás daquilo que temos vontade, sem se importar com a opinião alheia, buscando saciar a nossa consciência. A mais pura receita de felicidade e consequentemente de sucesso é uma só: seja de você mesmo, o mundo precisa de cada um da maneira como você é! Se as pessoas ao nosso redor somente nos desanima, nos humilham ou os entristecem, devemos fazer ao menos nossa parte. A partir do momento em que deixamos de nos atrelar e de nos apegar às correntes que nós mesmos colocamos em nossas almas, poderemos saber o verdadeiro sabor de uma vida feliz, em paz, com a verdadeira sensação de LIBERDADE!
Entendo o motivo para as pessoas seguirem sem liberdade mesmo estando no século XXI: o MEDO À LIBERDADE. Desbravar o desconhecido mundo da liberdade é algo totalmente incerto e que talvez nunca tenhamos feito, e por isso hesitamos em dar um passo a frente e preferimos o comodismo. Sem contar que as pessoas ao redor podem considerar isso uma loucura. Feliz de quem percebeu a tempo que não há o que temer nem o que perder, que devemos SIM sermos livres e deixar de nos esconder nas confortáveis correntes às quais estamos acostumados. Há um Unverso de possibilidades a serem desbravados, e tempo para isso certemente já tivemos o suficiente.

Assim como tudo na vida. a LIBERDADE é acima de tudo uma opção de escolha, pela qual deveríamos seguir todos os dias, mesmo sabendo o quão difícil parece ser.

[OBS:Sim, eu sei que esse título provém de uma conhecida letra de pagode, mas não deixa de ser interessante sob o ponto de vista "PENSADOR-AMADOR"!]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Arquivo do blog