quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Por que nos desesperamos?

Este post foi criado em resposta a um comentário de um leitor a respeito de uma publicação antiga, que fala sobre desespero (Para acessar o texto, clique aqui).

Ao ler o comentário e relembrar o que escrevi no passado, comecei a pensar sobre o que nos leva a esse tipo de desespero que experimentamos. Na época em que escrevi esse texto, em 2011, eu não tinha a mesma percepção que tenho agora. Acredito hoje em dia é possível apontar um grande vilão: o excesso de COBRANÇAS, AUTO-COBRANÇAS E AUTO-PUNIÇÕES.

Você já parou para pensar que desde nosso tempo de escola somos "forçados" a fazer tudo certo? Até nossas provas e nosso método de avaliação nos dividia entre o certo e o errado. Sempre fomos condicionados a seguir padrões e crescemos acreditando que precisávamos ser perfeitos e que o mundo precisa ser perfeito também. Então, resumimos nossa vida em lutar pela perfeição constante. Buscamos sempre sermos ótimos alunos, excelentes profissionais e bons pais de família, dentro daquilo que a sociedade espera de nós.

Levamos muitos tombos por que a vida nunca segue nosso script. Os planos não dão certo, as pessoas atrapalham, nossas emoções e fraquezas nos fazem sucumbir e os noticiários só propagam tragédias. Nos deixamos levar tanto por esse desejo desenfreado de alcançar a perfeição que esquecemos que somos meros seres humanos. Somos IMPERFEITOS por natureza. O mundo também é caótico por natureza e sem esse caos a vida não teria sentido algum, sequer existiria. Foi do caos que o planeta surgiu e no caos ele permanece.

Aliás, se você parar para analisar, suas conquistas da vida surgiram do caos. Foi na bagunça, no imprevisível, no inimaginável. Algumas conquistas são obra de planejamento, mas a Vida sempre dá a última palavra em tudo o que fizemos.

Embora sejamos humanos e imperfeitos, chegamos num ponto da vida em que passamos a pensar que somos especiais, somos diferentes e temos capacidades acima da média. Talvez até tenhamos motivos para isso, mas sabe qual é a consequência disso? SOLIDÃO, ESTRESSE, DEPRESSÃO E DESESPERO. No fundo, tudo o que sofremos vem de um sentimento de querer levar tudo nas nossas costas. Acreditamos firmemente que somos responsáveis pelas mudanças (no outro e em nós mesmos) e que somos OBRIGADOS a atingir a perfeição em tudo o que fizermos para não sermos humilhados. Dessa forma, nós mesmos nos humilhamos quando "fracassamos" e nós mesmos nos punimos. Quem está do lado de fora pode até perceber alguma coisa, mas sabe que as coisas funcionam assim.

Já tive diversos momentos de profundo desespero. Vivi uma forte derrocada profissional, surgiu a diabetes tipo I (doença crônica), comecei a falhar em meus estudos, tive que me afastar de pessoas que eu considerava muito, dentre muitos outros. Tenho um histórico de problemas familiares muito complicados e mesmo hoje, com 26 anos, percebo que ainda tenho muitas limitações.

Entretanto, o desespero já não me visita mais há tempos. Como? Simples: aceito que o mundo não é perfeito, que as pessoas não são perfeitas, que EU não sou perfeito e não sou uma pessoa com capacidades superiores. Sou diferente e posso fazer a diferença, mas não posso carregar um fardo maior do que a minha capacidade. Precisei desenvolver algo chamado HUMILDADE. Não é que eu fosse uma pessoa arrogante ou prepotente antigamente, mas pensava comigo que tinha muitas capacidades superiores e que OS OUTROS não tinham, de modo que eu NÃO PODIA PASSAR VERGONHA diante de ninguém nem deveria me humilhar para pedir socorro.

Dessa forma, hoje eu não escondo mais meus defeitos nem minhas limitações.Exponho todas elas, afinal sou um ser humano como qualquer outro. A humildade, entretanto, tem me feito crescer e me destacar em muitas áreas hoje em dia, muito mais do que antes. Não carrego mais fardos e angústias, aguento no osso a humilhação de abrir o coração. Mas já sei que isso não faz mal algum. A regra que aplico para mim é simples: descarregar e não acumular. Também sei que é no caos que a felicidade acontece. É no abraço fora de hora, é no banho de chuva, é no bolo que assei e deu errado, é na pessoa que conheci por acaso, é no caminho errado que peguei para o trabalho, é no negócio que não foi pra frente agora e que me fez ver outras possibilidades...tudo é caos, mas precisamos saber que a vida flui ao seu modo, as coisas são exatamente como são e é assim mesmo que tem que ser. O que nos resta sempre é exaltar nossas qualidades e usufruir delas, mas também desfrutar dos "defeitos", pois superá-los nos faz mais fortes.

Aliás, a vida é isso mesmo. Derrocadas, sofrimento, lágrimas, suor e alguns momentos felizes e vitoriosos. Se você perceber que sua vida está assim, siga em frente, pois virão grandes aprendizados e conquistas.

A perfeição talvez nunca chegue, mas independente do resultado, sempre será positivo. Continue com sua vontade de mudar, transformar, fazer a diferença, mas não carregue mais peso do que necessário. Sobretudo, se desfaça da necessidade de estar sempre certo e de ter o controle de tudo. É maravilhoso você fazer algo sabendo que pode dar errado e mesmo assim não se importar com isso. Afinal, o que é o erro senão um degrau para nossas vitórias.

Siga em frente e acredite na força maior de nosso Universo que controla todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Arquivo do blog