domingo, 20 de março de 2011

A "imbecilização" da sociedade - PARTE IV: O futebol

Por mais que muitos queiram contrariar, é inevitável afirmar que o Brasil e o país do futebol. Apesar de haver em várias partes do mundo uma veneração por esse esporte, por aqui é quase um vício, algo que faz a felicidade (quando seu time ganha, é claro) de todas as pessoas. 

Os times de futebol fazem parte da vida de cada um a ponto de o time pelo qual torcemos ser uma característica pessoal. Aqui no sul do país nem se fala, existe uma rivalidade idiota entre gremistas e colorados que sustenta ambos os clubes e que provoca desentendimentos e até mesmo mortes tamanho o fanatismo. Torcer pelo clube de futebol é importantíssimo, pois é como se a própria vida estivesse em jogo, como se a felicidade de tantas pessoas a nível pessoal dependesse de uma partida futebolística, como se fosse mais importante chegar no trabalho ou na escola se gabando do fato de seu time ter ganhado um campeonato. Eis que temos aí mais um importante mecanismo de imbecilização social, molda-se o entretenimento principal e o assunto da maioria das conversas. Vamos falar a verdade, quem acompanha futebol gosta mesmo é se exibir para o torcedor do time rival, é essa espécie de nostalgia que faz com que o futebol tenha tantos fanáticos e veneradores. 

Claro, nada contra a prática do esporte ou a admiração por ele, gosto muito de voleibol, por exemplo. Mas essa questão de ficar torcendo e dependendo de um clube de futebol, para ser feliz na vida é bastante complicada. Uma pessoa que se submete a isso está com um problema sério de vazies em sua vida e não tem tem nada de mais interessante que possa ocupar seu cérebro (infelizmente é o perfil de boa parte da população). Uma oficina perfeita para manter as pessoas desantenadas e distraídas. Se elas não tiverem algo assim que as distraia, é capaz de começarem a pensar mais sobre suas vidas, e isso se torna preocupante para os governantes. É melhor deixar o povo iludido mesmo. Sem contar que os campeonatos e os clubes ganham rios de dinheiro, através da demonstração de muita publicidade, que por consequência é paga por quem consome os produtos. Quem compra um produto Nike sabe que está pagando 90% pela marca e 10% pelo produto. Assim como o BBB, tudo é muito planejado antecipadamente nessa área, embora fique aquela sensação de uns estarem competindo com os outros. Dá para perceber isso, está aos nossos olhos, mas NÃO queremos enxergar, não é mesmo? Nos negamos por orgulho a aceitar que somos manipulados a todo tempo, e em lugar disso preferimos assumir uma espécie de rancor pelo time amado ter sido "roubado". E quem sonha em jogar futebol? Acaba caindo do cavalo desde cedo, consegue jogar somente quem tem um rico empresário que patrocine o time e mantenha o jogador. 

Por isso mesmo, sugere-se aqui uma análise crítica sobre a postura adotada atualmente diante do futebol, Afinal, para que precisamos ficar duas horas na frente de um televisor vendo uma grande farsa, passando por momentos de nervosismo e criando competições individuais a nível pessoal por causa de times? Esses times estão faturando, e você está desperdiçando seu coração quando assiste e torce freneticamente. Há tantas razões no mundo que precisam desse seu sentimento de amor, e tantas pessoas o desperdiçando por um time de futebol...francamente é melhor refletir. Se sua felicidade hoje depende desse fator externo ilusório do esporte, tome muito cuidado. Sua vida está indo por água abaixo e você nem percebeu. Ainda há tempo de trocar o futebol na TV por um passeio com a família, um filme, um livro, uma dormida, um banho no cachorro...A vida é boa e curta demais para ter um fator como esse para alienar as pessoas e fazê-las entrar em conflito contra as outras e esquecer de si mesmas. Em lugar de torcer e vibrar por um time de futebol, dedique sua torcida e seu pensamento positivo para coisas que realmente farão a diferença na sua vida e na vida dos outros...se tem amor ao seu time, saiba que coisas muito mais importantes no mundo carentes desse sentimento...Faça sua parte, saiba abrir os olhos e a mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Arquivo do blog