domingo, 6 de fevereiro de 2011

A "imbecilização" da sociedade - PARTE III: Novelas, filmes e programas de entretenimento

Finalmente chegada a conclusão da pequena trilogia de teses sobre a imbecilização da sociedade que ocorre nesse momento com o uso não mais das armas ou da Igreja Católica, mas sim por meio dos meios de comunicação de massa, em especial a televisão.
Talvez tenha ficado por último o tema mais longo a abrangente de todos: os programas de entretenimento. Obviamente que os meios de comunicação possuem essa função na grande maioria das famílias, seja ao ver um filme, uma novela, um futebol...é a velha política de pão e circo, mas nessa nova era podemos ter o circo dentro de nossas casas e não precisamos mais ter contato com nosso vizinho. As crianças passam em média 9 horas por dia na frente da televisão, que é a babá eletrônica do século 21, os pais quando não querem dar atenção a seus filhos os colocam para assistir um desenhinho, sem saber o tamanho do erro que cometem.
Abordamos primeiramente as novelas. Desde a década de 60, quando foi instituída a ditadura e a televisão começa a se difundir como meio massivo de comunicação, as novelas estão ali presentes. Naquele tempo elas eram feitas ao vivo. Antes disso porém haviam as radionovelas, que já tinham a função para a qual ela foi utilizada na ditadura brasileira: domesticar a população e ditar novos modos e novos costumes. Tudo o que é feito em uma novela é tido como modelo inconscientemente na cabeça de cada brasileiro. Já ouvi de uma atriz global a frase "na Globo até pobre acorda maquiado com uma casa maravilhosa e uma família feliz." E é justamente essa a intenção. Além disso, nos remotos tempos em que um beijo em lugar público era tido como feio, a novela foi pioneira em mostrar na TV o beijo na boca. "OH, que vergonha", era o que se dizia na época. O simples fato de aparecer na TV banalizou o beijo na boca, que se tonou normal, e hoje existe a onda dos ficantes que beijam 300 bocas numa mesma noite. Deve-se citar a questão da violência. É muito comum vermos assassinatos frios na televisão. Ao ver isso na televisão, cria-se a ideia de que isso é normal..e consequentemente ocorrem muitos assaltos, atos violentos e mortes bárbaras na sociedade, que gerarão informações a serem consumidas pelos mesmos telespectadores de novela. Primeiramente se vêem as catástrofes no Jornal Nacional, e depois se assistem crimes e barbáries na novela das nove pra termos a certeza de que isso é "normal". As novelas determinam o tipo de romance que você deverá ter, popularizam a traição e o adultério, torna comum o preconceito de classe, de raça, de credo, de opção sexual, entre outros. O fato de eles colocarem um negro num papel principal vem acompanhado certamente de um roteiro no qual ele irá roubar, por exemplo. Além disso, o final de uma novela parece ser um importante evento histórico ocorrendo no país, muitas pessoas deixam tudo de lado pela TV. A atenção despendida á TV é grande demais em comparação á que damos aos nossos entes ou à nós mesmos.
Os seriados históricos, além de tudo o que a novela faz, manipula as obras em que são baseados, e até mesmo os fatos históricos que os originam. Ficamos imaginando que foi tal e qual apareceu na novela. Quer exemplo maior para a deterioração da cultura gaúcha como "A Casa das Sete Mulheres"?
E aí entram também os filmes. São variados os gêneros nesse sentido, mas os filmes besteróis não deixam de mostrar como os adolescentes devem ser, as comédias mostram como devemos ironizar nossa próximo, os filmes de ação tornam a guerra, a morte e o derramamento de sangue fato comuns e normais, os filmes de terror nos diminui a nada e nos faz sentir medo, os "romances" moldam os romances da vida real.
E o que dizer dos programas infantis? Sempre comandado por adolescentes com roupas eróticas, induzindo as crianças á sexualidade desde cedo e incentivando também a pedofilia. Mais uma vez a tática de criar um monstro para destrui-lo depois. A Xuxa é o maior de todos os exemplos. Fez até filmes pornô antes de atuar como "rainha dos baixinhos". Tenho uma capa de LP em casa com uma pose dela muito semelhante à capa da Playboy...Ensina as crianças a atuarem como idiotas. As provas daqueles programas infantis já submetiam as crianças á idéia de sorte e azar, e induziam-as a exigirem de seus pais os brinquedos e roupas que ali eram divulgados. Os intervalos comerciais apresentam um bombardeio de produtos para essa faixa etária. Os desenhos animados apresentados posteriormente implantam nas precoces mentes dos pequenos os padrões femininos e masculinos de beleza, os padrões de romance, os padrões de ironização e subestimação do próximo, do exibicionismo, do status, a violência como algo comum e sem consequencias, os "heróis" praticando ações corruptas e se dando bem...é a isso que submetemos nossas crianças.

Independente da forma como atuam, os meios de comunicação tem por grande objetivo "normalizar" a sociedade, imbecilizando-a e a sujeitando aos seus interesses, destruindo cada vez mais a cultura original, os bons modos e bons costumes em troca de uma sociedade que não pensa, não age, totalmente perplexa, perdida e submissa, que rejeita cada vez mais quem tenta ser diferente. Saibamos nós controlar e, preferencialmente, evitar essa grande arma utilizada para nossa dominação e não nos deixemos tornar imbecis vidrados na telinha. Temos uma maravilhosa vida a viver com a televisão desligada. Obviamente que fugiremos da normalidade fazendo isso...mas quem é que quer se submeter a essa doentia sociedade normal?

2 comentários:

  1. O que faz com que "chapemos" ainda mais é o fato de quem não atende a esse perfil midiático - ou seja, percebe-se diferente do que a mídia impõe - muitas vezes sentir-se diferente, culpado, querendo fazer parte do circo. É lamentável a falta de personalidade das pessoas, a falta de percepção do que está sendo pregado...
    Belo texto ;]

    ResponderExcluir
  2. É exatamente aí que eu queria chegar. Esse sistema consegue ser complexo e perfeito a tal ponto que quem tenta ser diferente vira um alvo para que essas pessoas "normais" possam se impor sobre nós, os "anormais" e nos submetermos a todos os tipos de humilhação, para que mostrem o quanto são bons e felizes. Se realmente tivesse noção disso!!!

    Valeu pela leitura!!!bjs

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Arquivo do blog