domingo, 2 de maio de 2010

RECOMEÇAR


Hoje recebi um e-mail de um senhor de Curitiba que tem um amigo que atravessa por uma situação digna de preocupação. Esta pessoa me perguntava como ajudar o amigo, que perdeu família, emprego, os bens materiais, e o desespero é tanto que ele está receoso que o amigo cometa um ato contra a própria existência. E chegou inclusive a me perguntar se não é hora de se criar grupos que possam dar sustentação a outras pessoas que atravessam por dramas similares.

O e-mail me sensibilizou a ponto de me ocupar parte do dia.  Depois de horas a fio no computador, resolvi sentar-se uns minutos na varanda.  Então comecei a pensar nos muitos que estão atravessando por momentos difíceis. Me lembrei  daquela senhora do Rio Grande do Sul, que exterminou a sua e a vida de pessoas que a cercavam, em função da crise financeira que atravessava,  deixando claro em sua carta de despedida que não tinha forças para o recomeço. Então na minha reflexão agradeci a Deus por conhecer a lei de causa e efeito, e fiquei a pensar que se ela  visse pelo ângulo espiritual teria outro comportamento. 

Visto pelo sentido de que somos seres espirituais atravessando por uma experiência material, devemos agradecer a Deus pela oportunidade do recomeço. O que seria de nós se não pudéssemos recomeçar a cada manhã, aproveitando o aprendizado do dia anterior:?  Com a  abençoada oportunidade do recomeço,  podemos reparar  o erro, reiniciar a caminhada, retomando o caminho certo!

Se nesta caminhada algo nos fez perder o equilíbrio, e mesmo sem querer, o chão foi nosso destino, vamos nos reerguer, quantas vezes se fizerem necessário. Nesta hora a consciência nos lembra de que este planeta é uma escola de almas, e não podemos negar a ninguém a chance de recomeçar a sonhar, a sorrir, a tentar ser feliz. Todos nós estamos sempre carentes de uma nova porta que se abra para a esperança. 

Para ganharmos méritos no futuro, vamos recomeçar todos os dias  exercitando o papel de sermos melhores do que somos, e replanejando, refazendo, os compromissos que ainda não conseguimos cumprir. Da mesma forma que a cada vinte e quatro horas o dia se renova na Terra buscando o clima perfeito, a cada manhã nos renovemos em busca do momento que nossa alma espera e precisa.

Para isso o primeiro passo é a humildade, recomeçando na simplicidade se preciso for, e tendo sempre a grandeza de estender aos outros a bênção de também recomeçar. Se de alguma forma você se sente culpado, lembre-se que estar vivo é a bênção de poder recomeçar e livrar-se de qualquer peso.
Paz e bem.

(Autoria desconhecida, recebido por e-mail).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Arquivo do blog